segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Canto da Cigarra




Em 1973, assinou contrato com a gravadora Odeon e gravou seu primeiro LP, "Simone". Ainda nesse ano, viajou para a Europa com o espetáculo "Panorama brasileiro", apresentando-se na Feira Brazil Export de Bruxelas (Bélgica) e no Olympia de Paris (França), a convite de Hermínio Belo de Carvalho. Em seguida, foi convidada pela produtora norte-americana Madison Square para uma turnê de três meses nos Estados Unidos e no Canadá.

Em 1974, lançou os LPs "Brasil Export" (Europa) e "Quatro paredes".

No ano seguinte, gravou os discos "Festa Brasil" (Estados Unidos) e "Gota d'água". Destacou-se com as interpretações de "De frente pro crime" e "Bodas de prata", ambas de João Bosco e Aldir Blanc, e "Começar de novo" (Ivan Lins e Vitor Martins), seu primeiro grande sucesso.

Em 1976, emocionou o público brasileiro com a gravação de "Gota d'água" (Chico Buarque), em dueto com Milton Nascimento.

Ainda na década de 1970, lançou os LPs "Face a face", "Cigarra" e "Pedaços". Este último gerou, em 1979, o show homônimo com direção de Flávio Rangel, com estréia no Canecão (RJ) seguida de turnê pelo Brasil, tendo sido assistido por mais de 120.000 pessoas.

Em 1980, lançou os discos "Simone, ao vivo" e "Simone/Atrevida". Resgatou a canção "Caminhando/Pra não dizer que não falei de flores", de Geraldo Vandré, vetada pela censura durante o regime militar, gravação que se destacou como um de seus maiores sucessos.

No ano seguinte, gravou o LP "Amar" e lotou o Maracanãzinho (RJ) com seu show.

Em 1982, apresentou o espetáculo "Canta Brasil" no Estádio do Morumbi (SP) para uma platéia diária de 15.000 pessoas. Gravou, nesse mesmo ano, o LP "Corpo e alma", realizando show homônimo no Canecão (RJ), sob a direção de Flávio Rangel, com destaque para a interpretação do bolero "Me deixas louca" (Armando Manzanero), além das canções "Vida" (Chico Buarque), "Alma" (Sueli Costa e Abel Silva) e "Tô que tô" (Kleiton e Kledir), entre outras.

Ainda na década de 1980, lançou os LPs "Delírios e delícias", "Desejos", "Cristal", "Amor e paixão", "Vício", "Sedução" e "Simone/Tudo por amor".

Seguiram-se, de 1990 a 1995, os discos "Liberdade", "Raio de luz", "Simone" (espanhol), "Sou eu", "La distancia" (espanhol), "Simone Bittencourt de Oliveira", "Dois enamorados" (espanhol) e "25 de dezembro".

Em 1996, lançou "Café com leite", CD inteiramente dedicado à obra de Martinho da Vila.

No ano seguinte, apresentou o espetáculo "Brasil" no Metropolitan (RJ), com direção de José Possi Neto, interpretando canções de AryBarroso, Dorival Caymmi, Paulinho da Viola, Gonzaguinha e Cazuza, entre outros. Gravou, também em 1997, o CD "Brasil, o show". Ainda nesse ano, seu disco "25 de dezembro" foi lançado em espanhol.

Em 1998, lançou, no Brasil e no exterior, o CD "Loca".

Em 2000, apresentou o espetáculo "Fica comigo esta noite" no Canecão (RJ), com direção de Ney Matogrosso e figurino de Ocimar Versolato, interpretando canções de Chico Buarque, João Bosco, Pablo Milanés, Lupicínio Rodrigues, Alceu Valença, Suely Costa, Ivan Lins, Milton Nascimento, Lenine e Zeca Baleiro, entre outros. O show gerou disco homônimo.

Em 2001, lançou o CD "Seda pura", contendo as canções "Cofre de seda" (Rodrigo Leão e Samuel Rosa), "Garoa" (Carlinhos Brown), "Caso encerrado" (Toquinho e Paulinho da Viola), "www.sem" (Zé de Riba e Romildo Soares), "Fuga nº 1" (Zé de Riba), "Muito estranho (cuida bem de mim)" (Cláudio Rabello e Dalto), "Antes de acordar" (Dulce Quental e Frejat), "Hawaii e you" (Carlinhos Brown) e "Falando sério" (Maurício Duboc e Carlos Colla), além da faixa-título (Frejat e Cazuza).



Em 2002, lançou o CD "Feminino", contendo as canções "Resposta ao tempo" (Aldir Blanc e Cristóvão Bastos), "Codinome Beija-Flor" (Reinaldo Arias, Ezequiel Neves e Cazuza), "Me chama" (Lobão). "Escândalo" (Caetano Veloso), "A maçã" (Paulo Coelho, Marcelo Motta e Raul Seixas), "Um certo alguém" (Lulu Santos e Ronaldo Bastos), "V'ambora" (Adriana Calcanhotto), "Sei lá, Mangueira" (Hermínio Bello de Carvalho e Paulinho da Viola), "Samba do grande amor" (Chico Buarque) e "Mal acostumado" (Ray Araújo e Meg Evans), além de, "Se acaso você chegasse" (Felisberto Martins e Lupicínio Rodrigues) e "Sem compromisso" (Nelson Trigueiro e Geraldo Pereira), ambas com a participação de Zeca Pagodinho.

Em 2004, lançou o CD "Baiana da gema", contendo exclusivamente canções de Ivan Lins: "É festa", "Parei contigo" e a faixa-título, todas com Paulo César Pinheiro, "Tanto amor" e "Voar", ambas com Vítor Martins, "Veneziana" e "Atlântida (Deserta - Tema de Serena)", ambas com Celso Viáfora, "Enrosco" (c/ Flora Figueiredo), "Cínica" (c/ Joyce), "Por favor" (c/ Aldir Blanc), "Dandara" (c/ Francisco Bosco), "Saravá, saravá!" (c/ Martinho da Vila) e "Espelho seu" (c/ Elisa Lucinda). O disco contou com a participação do compositor homenageado, além dos músicos Ricardo Silveira (violão e guitarra), Zeca Assumpção (baixo), Armando Marçal (percussão), Jurim Moreira (bateria) e Gilson Peranzzetta (piano). Nesse mesmo ano, estreou turnê do show "Baiana da gema" na casa de espetáculos Tom Brasil (SP), acompanhada por Ricardo Leão (teclados), Waltinho Villaça e Tavinho Menezes (violão), Fernando Souza (baixo), Cacá Colon (bateria) e André Siqueira (percussão). Também em 2004, apresentou-se no Canecão (RJ) e no Scala (RJ), com o show "Baiana da gema".

Em 2005, apresentou-se pelo Brasil e no Peru, além de ter realizado bem sucedida turnê em Portugal com o show "Baiana da gema". Nesse mesmo ano, lançou, em CD e o DVD "Ao vivo", gravado no Teatro João Caetano (RJ), com a participação de Ivan Lins, Milton Nascimento e Zélia Duncan. No repertório, sucessos de sua carreira, além da inédita "Então me diz", versão de Zélia Duncan para "The Blower’s Daughter" (Damien Rice), tema do filme "Closer".

Apresentou-se, em 2006, no Canecão, recebendo no palco Ivan Lins, Milton Nascimento e Zélia Duncan.

Em 2008, lançou, ao lado de Zélia Duncan, o DVD e CD “Amigo é Casa”, gravado no ano anterior no Auditório Ibirapuera, com roteiro de ambas, direção geral e cenografia de Andréa Zeni, direção musical de Bia Paes Leme, direção de DVD de Joana Mazugueli, e com uma banda formada por Walter Villaça (violão de aço, viola de 10 e guitarra semi-acústica), Webster Santos (violões, guitarra, cavaco, bandolim e lap-steal), Léo Brandão (pianos, teclados e acordeom), Ézio Filho (baixo vertical, baixo elétrico e agogô), Jadna Zimmermann (percussão, bateria e flauta) e Carlos César (bateria, pandeiro, moringa e zabumba). No repertório, “Alguém cantando” e “Gatas extraordinárias”, ambas de Caetano Veloso, “Petúnia Resedá” e “Diga lá, Coração”, ambas de Gonzaguinha, “Meu ego” e “Vou ficar nu pra chamar sua atenção”, ambas de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, “Grávida” (Marina Lima e Arnaldo Antunes), “Kitnet” (Alzira E. e Arruda), “Cuide-se bem” (Guilherme Arantes), “Na próxima encarnação” (Itamar Assumpção), “A companheira” (Luiz Tatit), “Mãos atadas” (Simone Saback), “Idade do Céu” (Jorge Drexler e Paulinho Moska), “Medo de amar n° 2” (Sueli Costa e Abel Silva), “Encontros e despedidas” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Ralador” (Roque Ferreira e Paulo César Pinheiro), “Agito e uso” (Ângela Ro Ro) e “Tô voltando” (Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro).

Lançou, em 2009, o CD “Na veia”, contendo as canções “Love” (Paulo Padilha), “Cartas noites” (Dé Palmeira e Adriana Calcanhotto), “Migalhas” (Erasmo Carlos), “Na minha veia” (Zé Catimba e Martinho da Vila), “Bem pra você” (Dé Palmeira e Marina Lima), “Geraldinos e Arquibaldos” (Gonzaguinha), “Hóstia” (Erasmo Carlos e Marcos Valle), “Pagando pra ver” (Abel Silva e Raimundo Nonato de Oliveira), “Ame” (Paulinho da Viola e Elton Medeiros), “Definição da moça” (Adriana Calcanhotto sobre poema de Ferreira Gullar) e “Deixa eu te amar” (Agepê, Ismael Camillo e José Mauro Silva), além de “Vale a pena tentar”, composição de sua autoria, em parceria com Hermínio Bello de Carvalho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divida comigo suas opiniões e sugestões, use-as da maneira mais sensata!