quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cuide Bem da Sua Voz!


DA ROUQUIDÃO, CANSAÇO ETC.

ATENÇÃO: Rouquidão provocada por gripe ou resfriado pode ser tratada por um Médico clínico geral ou Pediatra. No entanto, se ela durar mais de 2 semanas ou se não tiver uma causa evidente, deverá ser avaliada por um especialista em voz: o Médico otorrinolaringologista (especialista em nariz, ouvidos e garganta).

A voz bem definida (tom apropriado, entonação e ritmo corretos) pode ser usada durante jornadas de trabalho de até 8 horas diárias. No entanto, deve-se lembrar que o cansaço físico acarreta cansaço vocal, assim como a saúde geral do indivíduo deve ser levada em conta.

O que deve acontecer é procurar por um especialista, seja médico, fonoaudidlogo, professor de canto, e não sair por aí fazendo as receitinhas caseiras aleatoriamente, pois além de não trazer benefícios, podem, algumas vezes, constituir riscos em potencial.

É comum se confundir faringe e laringe ao se pensar nesses preparados e receitas. É importante se ter em mente que nenhum desses xaropes, chás e gargarejos chegam até as cordas vocais. Basta conhecer a anatomia para verificar este fato:

À menor gota ou farelo tocar as cordas vocais, desencadeia-se um processo muito desagradável de tosse, desespero, falta de ar.

Alguns especialistas acreditam que não se deve fazer o gargarejo com o objetivo de medicar as cordas vocais, uma vez que o líquido não chega efetivamente até elas.

Alguns métodos caseiros podem ser até úteis, porém durante períodos limitados, apenas mascarando os sintomas verdadeiros sem eliminar a causa do problema, que pode ser uma vocalização incorreta ou uso abusivo da voz, ou até problemas como faringite.

O QUE É BOM

Beber 7 a 8 copos de água por dia
Procurar atendimento especializado se usar a voz na profissão
Pastilhas, sprays ou medicamentos, só indicados por Médicos
Evitar automedicação e soluções caseiras (gengibre, romã, etc.)
Repouso da voz, após cada "apresentação" pública
Usar roupas leves e evitar refrigerantes, gorduras e condimentos
Realizar exercícios regulares de relaxamento, avaliações auditivas e fonoaudiológicas periódicas
Manter a melhor postura da cabeça e do corpo durante a aula, a fala ou o canto.

Na realidade, os conselhos sobre higiene geral não são diferentes dos cuidados que se deve ter com o corpo . Uma voz bonita requer um corpo saudável. Tudo o que se fizer pelo corpo,terá efeitos sobre a voz.

• Recomendamos ao cantor que evite principalmente o frio com suas mudanças de temperatura.

•Todas as manhãs se deve praticar a ginástica respiratória. As inspirações e expirações deverão ser pelo nariz, de maneira ampla, lenta, profunda e abdominal.

• Ginástica respiratória

• Banhos frios matinais

• Exercícios tais como: Caminhada, corrida, bicicleta ou qualquer outro aeróbico.

• Comida – Bom senso. Comer pouco, lentamente e mastigando bem. Existe uma importante relação entre o aparelho vocal e os órgãos digestivos .

• Evitar falar ou cantar em ambiente ruidoso. Não competir com barulhos externos

• Evitar falar ou cantar quando estiver resfriado ou rouco.

• Alcóol, e fumo - proibidos. Gelados, quando não estiver utilizando a voz.

• Sono – 8 horas é o recomendável para uma voz descansada.

• Voz cansada ou rouquidão - repouso vocal absoluto.

• As bebidas alcoólicas congestionam a mucosa laríngea e promovem uma diminuição da energia muscular da mesma.

• O café provoca taquicardia e poderá colocar o cantor nervoso, pode também interferir no rítmo dos movimentos respiratórios

• Repertório de canto - O adequado para seu tipo de voz . Nada pior para o aparelho vocal do que tessituras não adequadas a seu timbre.

Os estudos de canto duram muitos anos. A impostação da voz se faz com o tempo. Não há mágica. É preciso paciência, Os cantores da época do "bel canto”, vocalizavam durante nove anos. Hoje em dia a técnica vocal se aprimorou e atualizou muito , mas enquanto se canta se deverá fazer uso de vocalizes e técnica vocal diariamente. Não existe voz sem vocalize.

Para finalizar, é necessário cuidar do estado geral do indivíduo. Qualquer alteração em qualquer órgão repercute sobre a pureza da voz.

O estudo do canto não deve nunca chegar a fatigar a voz. Nunca se exercitar ou cantar até o esgotamento da garganta, Se isto ocorre, é por que algo não vai bem. Deve-se logo procurar a causa pois o cansaço vocal é o primeiro aviso da ruína da voz. Para se conservar a voz, deve-se desenvolver uma técnica vocal correta, respiração adequada e vocalizes com profissional qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divida comigo suas opiniões e sugestões, use-as da maneira mais sensata!