sábado, 9 de outubro de 2010

A Cada Dia Um Novo Eu - Parte II


É super difícil falar de si próprio, ao menos
eu acho isso.

Acho que vou falar de música, é o que me deixa
mais à vontade para se expressar.

Fiz um verso há alguns dias que é assim:

"É no papel que nascem as minhas ideias,
As mais fortes e velozes...
Sílabas,palavras feitas ao meu redor,
Pra poder escrever de novo..."

Uma típica Brain Storm, só que musical.

Comecei realmente a me interessar por música
no fim de 2006. E hoje isso é uma constante,
não saio de casa sem o meu MP4, pois lá
se encontram pérolas do meu refúgio. O
que além de tornar minha viagem menos
cansativa, me motiva a continuar tentando.

O meu introsamento com os instrumentos também
foi aos poucos, cheguei a largar duas vezes,
mas quando realmente estabeleci uma meta e
resolvi por fim traçá-la, foi como o boom latino.
Estava me aquecendo pro que der e vier. Hoje
estou só no violão, mas durante um bom período
toquei corneta de pisto em fanfarra, arranhei
alguma coisa no teclado, mas o que me chamou
mesmo a atenção foram as cordas. Como elas
extinguem com a minhã tensão, por que você estando
bem ou não, tudo sai nelas, se você estiver alegre
sua música será alegre, mas se você estiver triste,
logo sua música será triste. Engraçado não?

Entretanto para mim a música veio primeiro como
lazer, depois como hobbie e por fim como algo
que me faz feliz. Decidi o que queria pro resto
da minha vida no momento em que fiz a primeira
apresentação para um público desconhecido em uma
casa de shows aqui em São Paulo e por pior que tenha
sido a apresentação, fui prestigiado. Imaginem vocês,
combino de ir ao local, e chego lá aprontam uma dessas
comigo, logo eu que morro de vergonha de público, mas
creio que se esse pontapé inicial não tivesse ocorrido,
hoje não existiria esse blog, não haveria uma pessoa
determinada a jogar todas as fichas no que acredita.
Pois como diz uma música de Joyce:

"Compositor, compositor
mas como é que vive o compositor?
que é que vai ser no fim do mês
se ninguém gravar a canção que ele fez?
E se gravar, não leve a mal,
não dá pra viver de direito autoral
compositor
tem muito sócio, sim senhor
Ecad, sociedade, leão, gravadora, editor"


A vida de músico, de cantor, de compositor é
difícil, mas recompensadora, pois você conhece
pessoas maravilhosas. Se não fosse essa minha
vontade de construir algo, nada seria possível.
Mesmo que a letra seja ruim, ou a música não
fique do seu jeito, sempre nascem críticas
construtivas que me levantam e dão a orientação
para proseguir. Foi nessa de escrever que eu
conheci a Manu Santos. Logo depois, entreguei uma
música nas mãos da própria Zizi Possi. Escrevi
uma música em homenagem a Olívia Byington,
tive o prazer de manter contato com Tiago Torres
da Silva, um grande compositor. E pra mim, tudo isso
valeu e vem valendo. Por que antes de tudo, só
de ter estabelecido o mínimo contato que seja com
eles, foram os mais mágicos momentos pelos quais
passei. Meu coração foi pra boca quando eu recebi
uma resposta da Olívia Byington sobre um agradecimento
que fiz a ela, simplesmente por existir. Acho que no
Brasil tem faltado esse tipo de gratidão, as pessoas
estão preocupadas com fama, dinheiro que se esquecem
que são gestos super simples como esse que eu tive coragem
de tomar, que move o planeta. Agora o que vem depois,
é depois, isso hoje pra mim não interessa, o que valeu a pena
aconteceu ontem, o que vale a pena acontece hoje e o que
valerá eu não posso adivinhar, só torcer.

A música me move acima de tudo!
Espero ter o prazer de conhecer
outros seres iluminados como os que já conheci.

Abaixo:

Joyce e Eu em 01 de Março de 2009



Zizi Possi e Eu em 21 e 22 de Agosto de 2010





Até Jazz!

Um comentário:

  1. MARCEL ,
    SE O SEU CAMINHO PARA A FELICIDADE É A
    MÚSICA,CONTINUE PERCORRENDO,VÁ À PASSOS DE ACORDO
    COM O SEU MOMENTO,SUA CONDIÇÃO,MAS VÁ,CAMINHANDO E CANTANDO...
    ADMIRO A SUA CORAGEM DE SE EXPOR,DE EXPRESSAR
    SEUS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS!!
    A MÚSICA É UM ENORME PRESENTE,PARA A ALMA,
    PARA AMENTE!!

    DEIXO -LHE ESSE TEXTO SOBRE A MÚSICA,PORQUE EU ACHO QUE DIZ MUITO:

    "SE A MÚSICA FOSSE APENAS UMA COMBINAÇÃO DE SONS,
    NÃO OCUPARIA UM ESPAÇO TÃO GRANDE NA VIDA DOS HOMENS.PORQUE A MÚSICA É A JANELA DO ESPÍRITO,
    UMA FORÇA CAPAZ DE ENVOLVER E TRANSFORMAR QUEM A OUVE,ELA ACOMPANHA O SER HUMANO NA SUA CAMINHADA
    PELO MUNDO".

    LUIZ CARLOS LISBOA

    ResponderExcluir

Divida comigo suas opiniões e sugestões, use-as da maneira mais sensata!