sábado, 31 de julho de 2010

Anda, Quero Te Dizer Um Segredo...



Em 1970, aos 18 anos de idade, participou do V Festival Internacional da Canção (FIC) com a música "Feira Moderna", composta em parceria com Fernando Brant. Nesse mesmo ano, essa composição foi gravada pelo Som Imaginário no primeiro LP do grupo, lançado pela Odeon, sendo sua primeira composição a ser gravada em disco.

Foi projetado nacionalmente por participar do Clube da Esquina, grupo formado por compositores mineiros, como Milton Nascimento (que apesar de ter nascido no Rio de Janeiro foi criado em Minas Gerais), Lô Borges, Márcio Borges, Fernando Brant, entre outros. O primeiro disco do grupo foi "Clube da Esquina", lançado em 1972, no qual participou tocando baixo, viola de 12 cordas, guitarra, percussão, atuando no coro, e cantando ao lado de Milton Nascimento as faixas "Saídas e Bandeiras nº 1" e "Saídas e Bandeiras nº 2", ambas de Milton e Fernando Brant, e "Nada será como antes", de Milton e Ronaldo Bastos.

Participou ainda do LP "Minas", de Milton Nascimento (um marco na carreira do cantor), com uma importante atuação na faixa "Fé cega, faca amolada", parceria de Milton com Ronaldo Bastos, onde sua voz soa "como um eco ao canto de Milton" (Cf. Jairo Severiano e Zuza Homem de Melo, "A canção no tempo" vol. 2, p. 210.), tendo alcançado popularidade no ano de 1975.

Em 1973, lançou, com Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta, o LP "Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta" (EMI-Odeon), que incluiu duas composições suas: "Caso você queira saber" e "Belo horror".

Seu primeiro LP solo, "A Página do Relâmpago Elétrico", foi lançado em 1977 pela mesma gravadora.

No ano seguinte, lançou o disco "Amor de Índio", um dos maiores sucessos de sua carreira.

Seu terceiro LP, "Sol de Primavera" (1979), alcançou também grande repercussão, principalmente com a faixa que dá nome ao disco, que recebeu letra de Ronaldo Bastos e arranjo de Wagner Tiso.

Na década de 1980, gravou os LPs: "Contos da lua vaga", "Viagem das mãos", "Alma de borracha" e "Beto Guedes ao vivo", todos pela Emi-Odeon. Os dois últimos, lançados em 1986 e 1987, venderam 200 mil e 400 mil cópias respectivamente.

Na década de 1990, lançou de dois discos, "Andaluz" (1991) e "Dias de Paz" (1999).

Em 2004, participou, ao lado de Gilberto Gil e outros artistas, da gravação do CD "Hino do Fome Zero" (Roberto Menescal e Abel Silva). Nesse mesmo ano, lançou o CD "Em algum lugar", com músicas inéditas.

Suas composições foram gravadas porvários artistas, como Elis Regina ("O medo de amar é o medo de ser livre", com Fernando Brant); Simone ("O sal da terra", com Ronaldo Bastos), e Milton Nascimento ("Canção do novo mundo", com Ronaldo Bastos), entre outros. (Dicionário Cravo Albim)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divida comigo suas opiniões e sugestões, use-as da maneira mais sensata!